Os churros mais difíceis de encontrar


Natal que é Natal tem de ter… de tudo um pouco! O pinheiro, o presépio, as luzes - sem exagero, que a electricidade está pela hora da morte -, as renas, os duendes, os postais, os mercados, a roda gigante, a música… bem, podemos deixar de fora a Mariah Carey, que já ninguém a pode ouvir. 


O que não pode faltar? Doces, já que - como é sabido - Frida é gulosa!


Fiquem lá com o bacalhau, as batatas e os grelos. Fiquem lá com o pobre do perú recheado. Não me tirem é o prazer de um docinho.


E como o Natal começa cada vez mais cedo (já me vi mais longe de inaugurar as hostes em Agosto) também as guloseimas o acompanham ao mesmo ritmo sem que ninguém se queixe. Pelo menos, eu. 


Onde quer que esteja arranjo sempre açúcar para me alimentar a alma. Ainda assim, numa feira que se diz tradicional, mas que em qualquer canto da Europa tem o mesmo nome, a tarefa não foi fácil. É possível acreditar que não havia açúcar decente? Ainda pensei substituí-lo por um cartucho de fish and chips, mas por onde vagueava, a única iguaria parecia ser bratwurst, que é como quem diz, aquelas salsichas alemãs que na quantidade certa são saborosas, mas que aos milhares deixam no ar um odor pestilento. Esquisitices de Frida …



Não sei bem como, nem onde, antes do cair da noite, encontrei churros!!! Sem sonhos, rabanadas ou fatias douradas (dizem-me que são iguarias diferentes, estas duas últimas…), acabei por me render. Eu queria um doce! Uma, duas, três roulottes de churros. Fiquei com a ideia de que estariam quase, quase no limiar do mercado, meio escondidas. Porquê? Por que razão terão escondido os churros? Será fruto de algum protesto em prol de um Natal mais saudável?


Gosto deles assim, apenas com açúcar e canela. Se tivesse um par de mãos extra tinha pedido um chocolate quente, mas a andar com o pacote numa mão e o chocolate na outra, convenhamos que não era prático.


A partir desse momento, sim! De alma alimentada e boca adocicada, pude aproveitar o mercado e deliciar-me com o que os olhos me trouxeram de bonito.


Comentários

Mensagens populares