Petiscos da Ria Formosa


Antes que o Algarve se encha de gente e que fique (ainda) estupidamente mais caro - não compreendo esta inflação de preços que acontece no meses de Julho e Agosto...não compreendo de todo! - resolvi tirar uns dias de férias e aproveitar a onda de calor que aterrou em território nacional.

32º C à sombra logo pela manhã conta como calor, não conta?

Desta vez fiquei em Olhão, cidade cubista cada vez mais internacional. 

Frida, a das flores sem Khalo, até teve dificuldade em perceber onde estava, pois para onde quer que se virasse, a língua que lhe chegava aos ouvidos era diferente: francês, italiano, flamenco, inglês e alemão foi o que lhe pareceu ouvir por lá. No meio de tão grande Torre de Babel lá consegui ouvir um "tem avonde", um "almareade" e o mais conhecido "mósse". 

Ainda que me parecesse que estava fora de Portugal, estas expressões não deixaram margem para dúvidas.

Uma vez mais, segui as indicações dos locais e fui à descoberta das ilhas. Que maravilha! Para lá chegar, só de barco, o "barque dâ carrêra". Armona, Culatra e Farol - é só baralhar e escolher.

Frida escolheu ir à Culatra, ou "Clátra", como se diz por lá. Foi no tal barco e chegou à ilha perto da hora do almoço. Já com o estômago a acusar falta de conforto procurou bom peixe fresco, porque ir às ilhas e não comer peixe é como ir a Roma e não querer ver o Papa! Restaurantes, tascas e afins não faltam na ilha - tal como uma escola e uma igreja! - porém não foi fácil encontrar uma mesa livre...e ainda não chegou a época alta.

A muito custo - estive prestes a tentar subornar alguém! - consegui uma mesa numa esplanada com vista para a ria.

- Atão o q'é que vai ser hoje?

- O que me aconselha?

- Olh', têm's aqui uma'j' amêjoazinhas e uns filetinhos de pêxe aranha que são um encante!

As ameijoas pareceu-me uma boa sugestão, já o peixe aranha... Resolvi arriscar. E não me arrependi, caros leitores e apreciadores da mais alta gastronomia. Não me arrependi nem um pouco.


O peixe aranha apenas assusta quando faz a proeza de nos picar, porque no prato é maravilhoso: branco, tenro mas firme, extremamente saboroso. Quase me arrependi de ter pedido sardinhas assadas para prato principal, porque com mais uma dose de ameijoas da Ria Formosa e filetes de peixe aranha tinha ficado muito bem.

Sobremesa? Pois é...Frida é gulosa!!! Não houve espaço para sobremesa, até porque nenhuma das sugestões foi particularmente especial.

Comentários

Mensagens populares